quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Sorria !!


Ao escutar uma piada, daquelas que nos fazem disparar a rir, são produzidos na boca uma série de sons vocálicos que duram de 1/16 segundos e repetem a cada 1/15 segundo.
Enquanto os sons são emitidos, o ar sai dos pulmões a mais de 100 Km/h.
Uma gargalhada provoca aceleração dos batimentos cardíacos, elevação da pressão arterial e dilatação das pupilas.
Os adultos riem em média 20 vezes por dia, e as crianças até dez vezes mais. Rir é um aspecto tão inerente à existência humana que esquecemos como são interessantes esses ataques repentinos de alegria.
Por que as pessoas riem quando escutam uma piada? Segundo o escritor húngaro Arthur Kostler (1905-1983), o riso é um reflexo de luxo, que não possui utilidade biológica. Entretanto a Natureza não investe em algo inútil, acredita-se que o impulso de rir possa ter contribuído para a sobrevivência no decurso da evolução. A gelotologia que pesquisa sobre o riso, aponta que esta é a mais antiga forma de comunicação.
Os centros da linguagem estão situados no córtex mais recente, e o riso origina-se de uma parte mais antiga do cérebro, responsável pelas emoções como o medo e a alegria. Razão pela qual o riso escapa ao controle consciente.
Não se pode dar uma boa gargalhada atendendo a um comando, muito menos é possível reprimi-la.
O riso pode apresentar um aspecto físico, cognitivo e emocional. Acontecimento este, que não reduz o senso de humor a uma única região do cérebro. Rir, achar algo engraçado, é um processo complexo, que requer várias etapas do pensamento.
Então.. ta esperando o que ?? SORRIA :D


créditos: Patrícia Lopes (Equipe Brasil Escola)

7 comentários:

  1. tem uma música do Nando Reis que é, Bom dia nasceu um novo dia...
    mas acho que seria melhor..Sorria nasceu um novo dia!
    Afinal..deixe a tristeza para ontem né!
    beijos

    ResponderExcluir
  2. Dizem que se conhece uma pessoa pelo sorriso. Eu não sei sorrir com os lábios. Nem de piadas.

    Abraços,

    R.Vinicius

    ResponderExcluir
  3. Não existe coisa melhor do que uma boa gargalhada! rsrs
    Eu dou risada por tuudo! riso frouxo! rsrs
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Você me fez sorrir.
    Se conseguir isso com todos que vierem aqui, acho que terá atingido seu objetivo. De verdade.
    Quem não sorrir naturalmente, vai encontrar pelo menos argumentos incontestáveis.
    beijo, Tânia!

    ResponderExcluir
  5. "O sorriso é mais baratto que energia elétrica, e traz mais luz"
    beijoo

    ResponderExcluir
  6. Tô aí com o filósofo húngaro, Tânia: o impulso de rir certamente contribuíu para a sobrevivência da humanidade!
    Ou a gente já teria ido pro brejo!
    Bjooooooooo!!!!!!!

    ResponderExcluir
  7. Eu só vivo rindo. Kem me conhece sabe..rsrsrs....
    Tudo pra mim é motivo de rir. Eu n consigo segurar, nem se a pessoa de kem estou rindo estiver na minha frente.

    ResponderExcluir